Conheça o Ministério de Música e seu papel para a igreja católica

Se você é católico, certamente já ouviu falar no ministério de música. É possível, ainda, que não só ouviu falar, mas que já tenha participado de um. No entanto, embora grande parte dos fiéis reconheçam os constituintes do ministério tão logo adentrem à Igreja, poucos sabem qual é o seu papel.

Cantar, você diria. Definitivamente, o canto é a base de todo e qualquer ministério musical, mas quando buscamos em seus princípios os sentidos que o fazem existir, deparamo-nos com significados surpreendentes.

A verdade é que cada discípulo que constitui o ministério da música tem a sua razão de ser e é por isso que buscamos, com esta publicação, oportunizar um grande conhecimento do papel desse ministério dentro do corpo da Igreja.

 Afinal, qual é função do Ministério da música para a Igreja

Considerando que por meio da música conseguimos expressar diversas emoções, sobretudo, aquilo que há de mais belo em nós mesmos e tocar as pessoas com mensagens de verdade e fé, o Ministério de Música consistiria em uma ferramenta de evangelização para a Igreja.

Perceba que quando as verdades de fé ganham melodias e harmonias, mais pessoas são compenetradas por meio da identificação afetiva. Elas se sentem inflamadas com o louvor e acolhem com esperança a palavra divina.

Mas precisamos entender que o Ministério da Música é bem mais do que a invocação de um canto bonito. É levar e ser levado pela palavra de Deus e mover transformações poderosas a partir da evangelização.

É ver nos cantos e músicas católicas uma possibilidade de transparecer o amor, a solidariedade e a fraternidade divina em união com todo o discipulado. É utilizar de um dom divino para espalhar os ensinamentos de Jesus de forma leve, mas não menos que consoladora.

É deixar ser tocado e tocar os corações dos irmãos com o seu próprio Verbo. Mas é também, dia após dia, ressignificar-se ao evocar Deus com seu canto para dar graças, louvores e glória ao santíssimo.

A importância de cada membro do Ministério de Música

Os constituintes do Ministério da Música são tocados por Deus e chamados a espalhar a sua Palavra por meio de seu canto. Após o encontro com o divino, os membros se convertem em discípulos e conhecem os sacramentos. A partir daí, passam a comungar da vida em comunidade e formam o corpo da Igreja enquanto um Ministério.

O ministro de música que dirige os caminhos do ministério tem funções de alta responsabilidade para com os membros. Se considerarmos a função eminentemente espiritual, chegamos ao ponto em que o dirigente precisa munir os fiéis de estudo a fim de amadurecê-los religiosamente, afinal, é preciso estar antes a serviço do sagrado para levar a palavra divina aos demais.

Aliado a isso, é preciso que o “cabeça” do ministério seja capaz de prestar auxílio individual a cada um dos seus companheiros, mostrando-se solícito em momentos tempestivos e de grandes adversidades. Ajudar e ser ajudado são ideias da vida cristã em comunhão com Cristo.

A fidelidade e a credibilidade são virtudes que não podem estar ausentes em um dirigente. Mais que isso, é preciso ainda que o líder do Ministério siga as decisões dos superiores, sobretudo do Conselho Paroquial, e mantenha uma relação dialógica de respeito com os demais membros. É preciso ouvir as dores e necessidades, mantendo-se humilde, afinal, o Ministério não é de um indivíduo, mas de Cristo.

É papel do líder fazer a escolha dos cantos que serão entoados com fins de tocar os corações dos fiéis. Aqui, exige-se muito estudo musical e comprometimento aos ensaios por parte dos membros para que alcancem a harmonia capaz de inflamar o Espírito Santo nos irmãos.

Aliás, é sempre importante trazer os cantos populares e clássicos que já estão na boca de todos, pois assim, a identificação se faz mais forte. Mas é claro que novos cantos também são bem-vindos, principalmente quando compartilhados com demais Ministérios.

Partilha é uma palavra que bem define o Ministério de Música, sendo crucial que o dirigente e os demais músicos compartilhem conhecimentos e sentimentos. A propósito, o grande papel dos músicos é assimilar a Palavra e refleti-la em canto ou no acompanhamento do coro ao tocar instrumentos que estejam em harmonia com as vozes entoadas.

Quando o coral canta, a sua voz transpõe em música a fé e o evangelho de Cristo, elevando o terreno ao divino. Enquanto isso, os técnicos garantem a qualidade do som e o animador incita os fiéis a entrarem em comunhão com o Ministério, selando a unidade.

Frases para camisetas do ministério de música

Além dos instrumentos e dos demais equipamentos de som, um Ministério da Música também se sintoniza com camiseta religiosa própria como uma forma de identificação do grupo. Isso é crucial para gerar maior proximidade e fortalecer os laços de pertencimento, além de cativar visualmente possíveis novos membros.

Se você faz parte de um Ministério musical e está pensando em possíveis frases bíblicas de impacto que transpassam o louvor a Cristo, confira as que separamos para você:

  • “O Senhor veio salvar-me; por isso, tangendo em meus instrumentos, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida na casa do Senhor.” Isaías 38:20.
  • “Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.” Salmos 34:1.
  • “Todo ser que respira louve ao senhor”. Salmos 150:6.
  • “Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto existir”. Salmos 104:33.

Viu como as frases católicas podem ser a inspiração harmoniosa para tematizar em sua camiseta do Ministério de Música? São incríveis para a evangelização e para a inspiração dos fiéis, agregando maior união entre os membros.

E assim se faz o Ministério de Música, de muito clamor, oração e sopro musical e divino. Esperamos que o post de hoje tenha sanado as suas principais dúvidas quanto a esse grupo espiritual e que te propulsione a fazer parte de um, colocando os seus dons a serviço de Deus.

Se gostou do post, deixe aqui o seu comentário sobre possíveis pautas que você gostaria de ver aqui no blog Sabatini. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *