Novena de Natal: como rezar e quando começar

Banner com Maria e José no estabulo quando Jesus nasceu

Quem não ama a chegada do Natal? Muito mais do que um momento de férias e trocar presentes, para os católicos, é a data mais preciosa do calendário litúrgico, que celebra a chegada de Jesus Cristo.

E para receber o Messias, a Novena de Natal antecipa e celebra esse momento todos os anos. Para quem já reza, sabe que essa é uma atividade fundamental para estar inspirado para viver a época natalina, e para quem quer conhecer mais e preparar sua novena, a postagem de hoje traz uma série de dicas especiais!

Cena do nascimento de Jesus com Maria, José e os reis magos

O que é a Novena de Natal?

A Novena de Natal é uma forma de celebrar em união o período natalino. A Novena é uma das formas mais recomendadas pela Bíblia para celebrar o Espírito Santo. Rezada em 9 partes, geralmente em nove dias diferentes, as novenas são oferecidas em nome de um santo, pedido de intercessão ou evento.

A união para rezar é uma forma de evocar o nome do Senhor, como fizeram os apóstolos até a ressurreição de Cristo, em torno de Maria. A Novena tem uma proporção perfeita – é o quadrado de 3, 3 vezes o número da Santíssima Trindade.

Assim como oraram os Três Reis Magos com a anunciação do nascimento de Cristo, rezamos nós todos também em reverência e pedido pelo nascimento de Jesus dentro de nós a cada ano.

Para acompanhar de forma atualizada as leituras de cada ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prepara um livreto especial, contendo leituras e indicações temáticas e reflexivas especiais, conectadas com os temas do Natal e da Campanha da Fraternidade.

O livreto é fácil de se encontrar, pela internet e na secretaria de sua paróquia.

Família reunida ao lado de árvore de natal lendo livro

É tradição, durante a Novena Natalina, fixar um pôster na sua porta de entrada para informar que está participando da novena.

Quando começa a Novena de Natal?

A pergunta de quando começa a Novena de Natal é muito comum e, se tratando a regularidade com a qual a maioria das pessoas reza a Novena – durante 9 dias – e a missão de terminar na véspera do Natal, o mais comum é iniciar sua novena no dia 16 de dezembro, mas você pode se organizar da maneira como for melhor para sua família, grupo de amigos e comunidade.

Vocês podem rezar durante os finais de semana, em dias específicos. O importante é estar em união para celebrar o nascimento de Cristo, concluindo o ciclo na véspera do dia 25.

Dicas de como fazer a Novena de Natal

Organização é fundamental. É claro que nem todo mundo têm as mesmas datas e horários disponíveis, por isso, com mais de um mês de antecedência comece a anunciar nos grupos dos amigos e da família o interesse em organizar seu grupo de oração, definindo um horário.

O período do Natal é justamente aquele em que nos colocamos a fazer nossas reflexões sobre o ano que passou e sobre o ano que nascerá junto com Jesus.

É quando fazemos um exame de consciência em comunhão, e abrimos nosso coração com as pessoas que amamos para receber um novo tempo em nossas vidas.

  • A união é muito importante, e não deixe ninguém de fora. Convide a família, os vizinhos, membros da comunidade. O espírito natalino é sobre comunhão e solidariedade.

Adultos e crianças reunidos em uma sala ao redor do presépio de natal

Mesmo com situações excepcionais, como a pandemia, é possível tomar as medidas protetivas, escolhendo lugares abertos ou grandes o suficiente para manter as medidas de distanciamento social. Ofereça álcool gel e máscaras para todos os participantes.

As diversas ferramentas que o distanciamento social nos trouxe podem ser usadas para se conectar com quem está distante, por meio de uma conferência online para orar junto de seu grupo.

  • Personalize uma camiseta para seu grupo de Novena de Natal e vista ela durante a Ceia. Não se esqueça de convidar aqueles que estiveram com você durante a Novena para celebrarem junto o nascimento de Cristo.

Banner com dois modelos de camisetas personalizadas para a novena de natal

  • Prepare o ambiente: mais do que a árvore de Natal, o presépio é o principal símbolo natalino, demonstra que aquela família, assim como os Reis Magos, esperam ansiosamente pela chegada do Messias.

Velas acessas ao lado de presépio composto por Maria, José e Jesus

  • Esteja penitente e reservado durante o período da novena, posto em oração, reflexão e vivendo de maneira mansa. Faça resoluções importantes em sua vida e pratique a caridade. O Natal é o momento mais do que perfeito para presentear os mais necessitados – seja com um presente, uma doação, uma palavra de conforto ou uma oração.
  • Torne as Novenas em eventos: além de fazer as leituras e rezarem a novena, aproveitem esse momento para debater as pautas da Campanha da Fraternidade do ano, para contar sobre as graças obtidas, prepare comes e bebes para receber todo mundo bem, aproveite os dotes musicais dos membros e cantem canções de Natal.

As crianças amam o Natal, então, abra espaço para que elas conduzam uma parte das leituras e traga sempre os grupos de jovens para o centro da comunidade, para compartilharem e aprenderem.

Esse é o momento de fortalecer diversos laços, o espírito natalino está entre todos aqueles que se reúnem para receber o maior presente de Deus. Tenha um bom Natal e uma ótima Novena!

3 thoughts on “Novena de Natal: como rezar e quando começar

  1. Eunice Viana da Silva , foi de grande esclarecimento sobre a novena de natal pretendo fazer no pequeno grupo do Ecc da minha paróquia que Jesus nos ilumine .

  2. para o CRISTÃO , é fundamental termos MOMENTOS ESPIRITUALIZADOS EM NOSSAS VIDAS – pois a correria do dia a dia – as conversas – o trabalho , internet, conversas, etc TRAZEM MUITA POLUIÇÃO EM NOSSAS MENTES E EM NOSSOS CORAÇÕES .

    Em tempos em que A VERDADE ES´TA SENDO QUESTIONADA – O ACHÔMETRO DE CADA UM, É SUA CONSCIENCIA – FICA DIFÍCIL .

    Que neste advento possamos geral UM ESPÍRITO VERDADEIRO DE NATAL EM NOSSOS CORAÇÕES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *