Ideias de nomes para grupos de jovens católicos

Jovem sentando com a bíblia na mão em momento de oração em um campo aberto

O grupo de jovens é um importante braço de todas as comunidades católicas ao redor do país, sendo espaços muito produtivos para a descoberta vocacional da juventude em Cristo, que tem grandes potencialidades de criar amizades e aprendizados que durarão para toda a vida.

E para que essa experiência seja significativa, cada aspecto importa, e muito, no engajamento da comunidade e, mais que isso, em sua permanência.

Escolher um bom nome para seu grupo de jovens faz a diferença!

O nome, seja de uma pessoa, empresa, obra de arte, grupo, sempre causa uma impressão forte e, mais do que isso, diz muito sobre os princípios, propósitos e fundamentos daquela atividade, entidade ou organização, não é verdade?

Jovens cristãos se abraçando em círculo felizes

Mais do que causar uma impressão a terceiros, o nome também tem um efeito poderoso sobre nós mesmos, sobre como nos identificamos com um título e como trazemos aquilo para nossa identidade.

Por isso trouxemos algumas dicas para escolher um ótimo nome para seu grupo de jovens católicos:

Pense em termos da teologia

Esse é um bom ponto para se começar, a linguagem Bíblica está repleta de termos lindos, evocativos e com significados profundos.

Uma mão segurando uma bíblia aberta e levantando ela aos céus com o termo Teologia escrito ao lado

Kairós (O momento supremo, o momento de Deus), Ágape (o amor maior, incondicional e fraterno), Vult (o chamado, a ordenança dada por Deus nas batalhas antigas), Veni (expressão de chamamento para si do Espírito) são termos e locuções muito populares e quase auto-explicativas, mesmo para quem não tenha um glossário da língua latina.

Adicione locuções e termos greco-latinizados diferentes

A origem do Cristianismo tem bastante relação com a língua grega e especialmente a língua latina, que se referem à língua em que o Novo Testamento foi escrito e a segunda sobre a língua sobre como as missas antigas foram rezadas, assim como os documentos e os textos disseminados.

O latim não é uma língua fácil, repleta de casos e desinências verbais que podem facilmente dar um nó na cabeça até dos linguistas mais contemporâneos.

Pessoa com as cruzadas em cima da bíblia com a uma ampulheta ao lado

Felizmente, o estudo da teologia preconiza a língua latina, então os padres de cada paróquia certamente vão ter muita alegria em aconselhar seu grupo e ajudar a preparar expressões bastante especiais.

Pensem juntos em salmos e falas importantes que sejam curtas e possam ser até mais encurtadas para criar um sentido amplo num título pequeno.

Existem muitas canções e salmos com locuções poderosas que podem ser utilizadas, o que acaba criando até um diferencial para incentivar a curiosidade de quem escuta.

Use palavras fortes e recorrentes nas escrituras

Termos como Aliança, Renovação, Vindouro, Palavra, Evangelho e tantos outros termos evocativos podem ser muito bem aliados com outras expressões contemporâneas ou relacionadas com a missão definida pelo grupo, se para estudos, disseminação da palavra, oração, para jovens casais, para missões caridosas, para esportes, para atividades sociais, para música, teatro, etc.

Certamente muitas das expressões vão ser facilmente entendidas e farão muito sucesso apropriando termos populares.

Pense nos @ de redes sociais

Uma das melhores formas de manter todo mundo conectado e espalhar mais ainda os princípios de seu grupo de jovens é estar na rede.

Mulher deita com vários ícones de redes sociais distribuídos ao redor da sua cabeça

Mais do que criar uma página, vale a pena fazer um logo bem criativo, um lema, tirar uma foto do grupo ou de algo bastante simbólico.

Pense em como o nome do grupo vai ficar caso precise se transformar numa sigla, e verifique também se o nome que escolheram já não está sendo usado por outro grupo.

Pensem em pequenas frases

Existem muitos salmos curtos e frases significativas. Por que não se inspirar em alguma delas e criar um nome mais longo mas também mais fácil de transformar em sigla?

Escolham uma figura católica

Por que não escolher um santo ou um título mariano para seu grupo? E por que não agrega isso à outra ideia desta lista? Digamos, Os Novos Pastores de Fátima, que traz uma referência à Nossa Senhora de Fátima, seus pastorezinhos, uma reafirmação da promessa de disseminação da Palavra, um sentido jovem e renovador.

Pintura da aparição da nossa senhora de Fátima para os Três Pastorinhos

Você pode fazer diversas referências criativas, e isso pode se tornar uma dinâmica para o grupo começar a se entrosar e compartilhar referências entre si.

Mais do que isso, vocês podem escolher homenagear a padroeira de sua paróquia, ou quem sabe homenagear algum padre ou bispo que fez história em sua região.

Preparem uma camiseta customizada para o grupo

Agora que vocês já tiveram diversas ideias nas dinâmicas de grupo, que tal criar uma camiseta customizada com o nome e uma logo muito especial?

Se optou por um ícone católico, pode adicionar sua imagem junto do nome. Vocês podem customizar sua própria estampa com facilidade e mostrarem para todo mundo a formação!

Arte de duas camisetas personalizadas de frente e de costa

É muito importante que o nome seja tomado com carinho, através de uma dinâmica que levante todas as dicas acima e a criatividade aconteça, e todo mundo se identifique e leve no coração o novo nome!

Aqui na Sabatini você encontra diversas camisetas católicas para professar sua fé, e pode também criar a sua própria estampa para todo o grupo de jovens vestir sua devoção e fraternidade juntos! Se ligue em nosso blog para acompanhar mais publicações com dicas para grupos de jovens, vida católica e histórias interessantes e edificantes, basta assinar nossa newsletter!

One thought on “Ideias de nomes para grupos de jovens católicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *