Como ler a bíblia inteira em um ano: 3 métodos infalíveis

Muitas pessoas que objetivam ler a Bíblia no decorrer de um ano encontram grandes desafios em manter a leitura sem perder o ânimo. Principalmente quando chegam em livros que não possuem tanta ação e mais descrição, como Levíticos.

Realmente, ler a Bíblia em um ano pode ser um objetivo desafiador, principalmente se os intuitos e as intenções não são autênticos. Isso mesmo, de nada adianta ter um grande propósito de percorrer a palavra de Deus, se o seu intuito é simplesmente manter a consciência limpa de ter concluído aquilo que você acredita ser um dever.

Naturalmente, a vida cristã nos coloca em contato com a palavra de Deus e aquele que se propõe de livre e espontânea vontade a ler o livro sagrado o faz porque deseja conhecer o divino sagrado por puro amor.

Outro grande erro de muitos que intentam ler a Bíblia avidamente em um ano é o esquecimento de que essa obra não é um livro qualquer e a sua leitura precisa ser acompanhada de uma vida de louvor, oração e devoção a Deus, afinal, de nada adianta se instruir teoricamente, se na prática as suas ações não refletem os ensinamentos divinos.

Dito isso, no post da Sabatini de hoje te ajudaremos nessa grande empreitada espiritual, apresentando a você dicas práticas de como atingir o seu propósito de ler a Bíblia em um ano civil.

1. Trace objetivos nobres

Não tem jeito, antes de começar a leitura do livro sagrado é imprescindível que você delimite os seus objetivos. Se está pensando em ler a Bíblia só para completar a lista de livros católicos para se ler antes de morrer, já começou errado.

Grandes leituras necessitam de grandes propósitos. Por que você realmente quer ler a Bíblia? Como essa leitura pode refletir em sua vida prática? Como o contato com a palavra de Deus pode te tornar um ser humano melhor?

Cumpra a palavra divina e não seja apenas aquele que ouve. É preciso que os seus propósitos estejam alinhados à compreensão genuína do Verbo para uma aplicabilidade prática. Então trace os seus objetivos com a leitura das escrituras sagradas e que eles sejam nobres e sublimes.

2. Escolha um método de leitura

É muito fácil abandonar a leitura de um livro, sobretudo, tratando-se de uma obra com muitos detalhes, sutilezas e que exija muita atenção. Quando as pessoas se propõem a ler a Bíblia, acabam por não concluí-la, porque o método escolhido não dialoga com as suas realidades.

O que muitos não sabem é que não existe apenas uma única maneira de se ler a Bíblia, muito pelo contrário, há muitas pessoas que se debruçaram sobre a palavra de Deus e encontraram formas funcionais e contundentes de assimilá-la.

Nesse sentido, você pode optar por acompanhar a ordem cronológica, ao menos dos livros que compõem o antigo testamento. Pode ainda optar por uma leitura mais livre por temas, reunindo as principais temáticas e percebendo como os livros as abordam. E você ainda pode seguir a sequência mesma de distribuição dos livros de Gênesis ao Apocalipse.

Contar com um plano de leitura é fundamental para que o objetivo seja alcançado no tempo predeterminado. Confira alguns planos de leitura que separamos para você:

Método cronológico

A Back to the Bible dispõe de um plano de leitura cronológico da Bíblia muito interessante. Na tabela, constam os 12 meses do ano e a quantidade de versículos que você precisa ler diariamente.

É importante salientar que nesse método não há pausas, logo é preciso que você esteja muito focado e entenda claramente os seus objetivos para não desanimar no meio da leitura.

Método de leitura alternada

Para aqueles que gostam de leituras com pausas, o método criado pela Discipleship Journal é altamente recomendado. O plano garante que a leitura inteira da escritura sagrada pode ser finalizada em um ano, se considerarmos a disposição de 25 dias do mês e 2 leituras no transcorrer de cada dia.

De acordo com esse método, a primeira leitura do dia alterna os livros do Antigo e Novo Testamento enquanto a segunda intercala a leitura sapiencial e de Isaías.

Método sequencial sem pausas

Conhecido também como método capa a capa, o plano de leitura sequencial oportuniza a você a leitura da Bíblia inteira em um ano, no entanto, não possui nenhuma pausa. Logo, com uma tradução atual, você precisa seguir a sequência disposta pelo próprio livro.

A Voltemos ao Evangelho dispõe do plano capa a capa com a separação dos meses e capítulos a serem lidos em cada dia do ano, que você pode baixar.

O lado bom desse método é que o controle da leitura é mais preciso e a estrutura dos livros se torna mais clara. Mas, como terá que terminar o livro sem poder intercalar leituras, tome cuidado para não desanimar quando chegar em Levíticos.

3. Encontre meios facilitadores de alcançar o seu propósito

Além disso, tudo que pode te auxiliar e deixar a sua leitura mais fluída é bem-vindo. Hoje já encontramos na internet vários aplicativos católicos interessantes, como o Bíblia Youversion, que podem te ajudar nessa jornada de encontro com o divino ao apresentarem diversos planos de leitura, inclusive os temáticos.

E lembre-se, aquilo que você não pode ler, você pode ouvir. Se o seu tempo para alcançar o propósito de ler a Bíblia é muito curto, considere ouvir o audiobook, enquanto realiza outras atividades. No Youtube você encontra com facilidade a escritura sagrada em inteireza.

E, claro, não podemos deixar de considerar que a sua leitura será mais fácil a depender da edição que você escolher. Quanto mais antiga for a edição mais você lutará com o vocabulário, o que pode minar a sua compreensão e aumentar o seu tempo de leitura, enquanto as traduções bíblicas atuais concorrem para uma leitura mais fluida e dinâmica.

Independentemente do caminho que escolher traçar é importante que sempre considere que a experiência de ler a Bíblia inteira é única e intransferível e que mais do que o tempo que você levará para concluir as suas leituras, o que realmente importa é como a sua leitura está sendo capaz de te transformar enquanto um discípulo de Deus.

Se gostou do post, confira as nossas demais publicações aqui do blog, afinal, o conhecimento é sempre uma ferramenta propulsora da fé. E já sabe, se for se enveredar na leitura Bíblica nos conte aqui nos comentários qual dos métodos você escolheu seguir, assim, compartilhamos experiências e nos motivamos juntos.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *