Campanha da Fraternidade: um ato de solidariedade e amor ao próximo

Ano após ano, em período quaresmal, a Igreja católica se debruça sobre a prática da fé e solidariedade por meio da Campanha da Fraternidade. Executada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos), a campanha é mobilizada com o propósito de solucionar uma questão de cunho social ou existencial pelo corpo da Igreja.

Assim, o discipulado e respectivas pastorais são mobilizadas para encontrar propostas e caminhos para a grande questão levantada. Com temáticas muito bem estruturadas, no decorrer da Campanha da Fraternidade, os fiéis se baseiam no lema previamente articulado para se nortearem em busca de resoluções.

A busca da educação dos fiéis pelo amor e fraternidade não é característica única e exclusiva da campanha, mas também da Palavra Divina. Nesse sentido, a ação se mostra um verdadeiro despertar de consciência social e, sobretudo, espiritual.

No post de hoje, convidamos-te a conhecer as origens da Campanha da Fraternidade, além de nos debruçarmos sobre a temática elencada no ano de 2021.

Breve história da Campanha da Fraternidade

Iniciada em 1961 por 3 padres ligados à Confederação Humanitária da Igreja Católica, a Campanha da Fraternidade tinha como objetivo a prestação de assistência aos pobres. Mas a execução da campanha só foi efetivada na Quaresma de 62 em Natal-RN.

Por trazer muitos frutos, a ideia foi continuada no ano subsequente por mais 16 dioceses, com a primeira cobertura nacional da imprensa em 64, cujo grande tema consistia em “Igreja em Renovação”.

Por ter sido consolidada durante a quaresma e o Concílio Vaticano II, no qual a Igreja passava por grande reflexão a respeito de si e suas relações internacionais, a campanha passou a ser um convite aos fiéis para reflexão e ação social, de modo que o amor sentido pelo próximo passa também a ser praticado.

Grandes temas da Campanha da Fraternidade

Todos os anos, um tema é escolhido para ser a base da campanha e praticado enquanto ação solidária. A dedicação dos fiéis da Igreja é focada em construir novas realidades para os que necessitam e passam por situações de desatino e sofrimento.

Assim, a ação torna-se uma ponte entre o discipulado e a comunidade. Já a sua data de realização – a quaresma – acaba sendo crucial, visto ser um momento de preparo para uma vida de fé no Senhor Ressuscitado.

Podemos dividir a Campanha da Fraternidade em 3 grandes fases. Na primeira, as mudanças são buscadas de dentro para fora, assim a preocupação recai em uma renovação da Igreja em si e dos membros cristãos. Já na segunda, a preocupação ganha uma roupagem mais social, enquanto na terceira, mais existencial.

Vejamos alguns temas que já ganharam destaque na Campanha da Fraternidade:

Fraternidade e pessoas com deficiência (2006)

Buscando tornar evidente a realidade social dos indivíduos com deficiência e trazer soluções para uma maior inclusão dos irmãos, a Campanha da Fraternidade de 2006 teve como tema “Fraternidade e Pessoas com Deficiência”. No texto-base da campanha, inúmeras ações de ordem espiritual e social são dadas, desde atitudes de inclusão religiosa até a denúnica da discriminação e violência sofrida.

Fraternidade e Tráfico Humano (2014)

Com início na quarta-feira de cinzas e percorrendo a quaresma inteira, o tema de 2014 da campanha foi “Fraternidade e Tráfico Humano”. A proposta apresentada pela CNBB manteve como justificativa os alarmantes números de denúncias contra o tráfico de crianças, adolescentes e mulheres no solo nacional.

Casa Comum, Nossa Responsabilidade (2016)

Constituindo-se como uma campanha ecumênica (em conjunto com demais igrejas cristãs), a Campanha da Fraternidade de 2016 recebeu como tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.

A campanha propôs como maior consideração a dificuldade de uma distribuição igualitária do saneamento básico, temática muito pertinente, uma vez que, em muitos lugares do Brasil, não contam com sistema de esgoto.

As atitudes requeridas como propostas de intervenção foram ações simples, mas elementares para mudar esse cenário, como alternativas de novos descartes de lixo, a cobrança dos órgãos governamentais e de políticas públicas.

Campanha da Fraternidade (2021): a aproximação dos fiéis pelo diálogo

Escolhida por alguns membros do CNBB e do CONIC, a ecumênica Campanha da Fraternidade apresenta como temática “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. Aqui a grande proposta é colocar o diálogo enquanto uma ferramenta de presença e uma interligação entre os fiéis.

Assim, cabe o convite para o discipulado avaliar e inferir situações em que o diálogo não é considerado uma prioridade e, em simultâneo, perfazer quaisquer adversidades, sentimentos negativos e obstáculos que bloqueiam o reconhecimento do outro enquanto um irmão de fé que merece amor e solidariedade.

Em tempos de afastamento social em que vivemos, se a fraternidade é uma escolha e um exercício constante de amor, quem ama se faz presente ao menos em diálogo e, assim, busca meios de romper muros e barreiras. Isso porque, na verdade, aquilo que nos une é certamente mais elevado do que aquilo que nos divide.

A unidade à qual somos chamados a integrar é capaz, ainda, de nos levar à conversão do coração, justificando, assim, o fato da quaresma ser tão importante. É preciso que nosso coração fiel se converta para que ideais de tolerância e respeito ao próximo possam ser conquistados.

Além do texto-base com as instruções elementares sobre as reflexões e ações a serem feitas durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade ainda conta com o hino que une muito bem os valores que carrega. A letra inspiracional convida a comunidade a se unir, mesmo em meio a tantas diferenças e polarizações, em direção a Cristo.

Finalizamos mais um post aqui no blog Sabatini. Se gostou do conteúdo, não deixe de conferir as demais publicações aqui em nosso blog. A cada semana trazemos um assunto novo sobre temáticas católicas para que você possa alimentar ainda mais a sua fé e sede de conhecimento.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *