As aparições marianas: guia Sabatini

Sabe-se que Maria, a mãe de Jesus, é um símbolo de grande devoção entre os católicos e, como o catolicismo tem mais de 1,3 bilhões de adeptos no mundo todo, não é difícil encontrar relatos de aparições marianas.

Considera-se que as aparições de Maria dizem respeito a fenômenos nos quais Maria aparece para uma ou mais pessoas, seja para pedir um voto de devoção, a construção de uma igreja para a sua adoração, predizer o futuro ou repreender os pecadores.

Em 1986, a Igreja Católica realizou um congresso para discutir e rastrear em concílio as aparições de Maria ao redor do mundo. No entanto, nem todas as aparições são oficializadas pelo Vaticano. Sabe-se que das 2.000 aparições registradas, cerca de 28 aparições foram reconhecidas como legítimas por um seleto corpo de teólogos e sacerdotes.

Mas, o que a mãe de Jesus tem a nos anunciar com as aparições em diferentes locais do globo terrestre? É isso que você ficará sabendo no post de hoje.

Epicentros de aparições marianas

Sabemos que relatos de aparições marianas são enunciados no mundo todo por uma infinidade de fiéis, mas dado o incipiente levantamento de provas contundentes, tendem a não serem aceitas pelo Vaticano.

Segundo dados levantados pelo National Geographic, o grande epicentro de aparições marianas corresponde à Europa, na qual a Virgem Maria apareceu com maior constância em solo francês e italiano, mas também já se revelou na Bélgica e no sul da Alemanha.

Outro grande centro de recepção da mãe de Jesus é os Estados Unidos, onde Maria aparece inúmeras vezes, muitas delas sem reconhecimento dos bispos locais. Por aqui no Brasil, Nossa Senhora também já agraciou os brasileiros com as suas aparições, mas somente duas delas foram oficializadas.

Percebemos ainda, pelos dados da National Geographic, que as aparições são restritas a regiões católicas, em países ateístas como a Escandinávia, tais não ocorrem.

Mapa de ilustração de 500 anos da aparição de Nossa Senhora

5 aparições de Maria ao redor do mundo

Vejamos agora as aparições marianas mais famosas ao redor do mundo e seus desdobramentos. Afinal, muitas são as invocações pelas quais a Virgem Maria é reconhecida.

Nossa Senhora da Salette

Um dos títulos referenciados à Virgem Maria diz respeito à sua aparição em La Salette, na França. Nossa Senhora da Salete, como ficou conhecida, apareceu pela primeira vez para dois jovens pastores com trajes campestres e as mãos espalmadas no rosto, segurando suas lágrimas, uma simbologia da dor materna ao perder seus filhos para o pecado.

A essa aparição mariana alinha-se a finalidade de pedir a construção de uma igreja nos alpes franceses de Salette e a conversão dos pecadores. Além disso, a aparição fez um alerta para a humanidade sobre o uso inapropriado do nome de Jesus e a falta de subordinação dos camponeses ao divino, posto não guardarem os domingos.

Nossa Senhora das Graças

Nossa Senhora das Graças apareceu pela primeira vez na França, em 1830, para Catarina Labouré, enquanto a noviça orava. Dentro da Capela das Filhas da Caridade, a mãe de Jesus pediu à freira uma medalha gravada com a sua imagem, pela qual passaria a ser conhecida por Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

Na medalha, Maria queria ser talhada com as mãos em raios flamejantes, símbolo das graças que derramaria sobre os seus filhos fiéis. Não à toa, Nossa Senhora das Graças passou a ser considerada um legítimo símbolo de generosidade e compaixão, atendendo os pedidos daqueles que clamam por ela e carregam a sua medalha em devoção.

Nossa Senhora de Fátima

Talvez Nossa Senhora de Fátima seja um dos títulos marianos de maior destaque. Sua trajetória é marcada por um ciclo de aparições em Fátima, em Portugal de 1917.

Aparecendo no trigésimo dia, durante quatro meses, para três pastorinhos, a Virgem Maria rogava por um santuário, que mais tarde viria a ser edificado com o nome de Capelinha das Aparições, e os convidava a orarem o Santo Rosário.

Nossa Senhora de Fátima, ao aparecer para os pequenos, buscava a devoção dos fiéis e seu arrependimento pelos pecados cometidos em prática de penitências e do perdão por aqueles que lhes ofenderam.

Anos mais tarde, a Capelinha das Aparições seria o foco de visita e peregrinação de milhares de fiéis até os dias atuais, com vários monumentos arquitetados em homenagem à Mãe do Rosário em Cova de Iria e Valinhos.

Nossa Senhora de Lourdes

Em 1858, Nossa Senhora de Lourdes apareceu na gruta Massabielle à Santa Bernadete, de 14 anos, a qual deixou um testemunho por escrito que entraria para a história.

Revelando-se como Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Nossa Senhora de Lourdes apareceu 17 vezes a fim de pedir a construção de uma capela naquela região da França.

Além disso, instruindo a Santa sobre uma nascente para a purificação dos peregrinos, Nossa Senhora de Lourdes revelou um souvenir que entraria para o ideário social como um propulsionador de cura.

Foram documentados no local 70 milagres, reconhecidos pelo Departamento Médico de Lourdes, além do reconhecimento da aparição de Nossa Senhora de Lourdes pela igreja anglicana.

Nossa Senhora de Guadalupe

Segundo relatos, em 1531, a mãe de Jesus apareceu para Juan Diego em Tepeyac, aos arredores da Cidade do México. Comunicando-se com o fiel em uto-asteca náuatle, Nossa Senhora de Guadalupe viria a pedir ao camponês que uma igreja fosse construída em seu nome.

No entanto, embora Juan Diego relatasse ao arcebispo, a aparição foi desacreditada, pedia-se provas mais sólidas, quiçá um milagre. Dias após, Nossa Senhora de Guadalupe havia curado o tio do camponês, instruindo-o a subir o monte Tepeyac em busca de rosas castelhanas. Não demorou muito para que a capela fosse erguida.

Em tons de agradecimento, milagres surgiram instantaneamente e Nossa Senhora de Guadalupe tornou-se um dos grandes símbolos religiosos do México, sendo invocada até mesmo pela luta de independência do país contra a Espanha.

Prontinho! Agora que você sabe um pouco mais sobre as aparições de Maria, que tal compartilhar o nosso post com seus irmãos de oração? E já sabe, se gostou do nosso conteúdo e não quer perder as nossas publicações, aqui no blog, toda semana, temos publicações sobre o universo católico, esperando por você. Confira!

Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *